O Poder da Solução

A VIDA PEDE LEVEZA
(*) Nelson Matheus Silva

Um inimigo, um concorrente, um crítico, um rival podem ser bênçãos divinas para quem quer crescer. Certa vez, ao receber um prêmio, a atriz Whoopy Goldberg disse: “Quero agradecer aos meus inimigos por me dar energia para acordar mais cedo. Eles me obrigam a evoluir”. Já pensou o que seria do Popeye se não fosse o Brutus? Do Batman sem o Coringa?

Você já aprendeu a atravessar paredes?
É fácil atravessar paredes, desde que você saiba onde está a porta!

O sucesso é uma coleção de detalhes bem cuidados.
E o fracasso? O fracasso são exatamente esses detalhes deixados de lado.

Há pessoas que têm casamentos com muito brilho. O casal freqüenta as festas badaladas e viaja todo ano para o exterior, mas é completamente infeliz na intimidade. O olhar deles é vazio e triste porque não se amam, não se querem bem. Trata-se apenas de uma união de interesses. Portanto, é um negócio, não um casamento.
É muito comum encontrar pessoas que ficam juntas para manter um padrão de vida. Elas podem ter uma casa cinematográfica, mas não conhecem
alegria dentro dela. A casa é uma prisão. Pode ser uma prisão de luxo, mas é uma prisão. Será que vale a pena passar a vida vivendo uma farsa em troca de conforto e status?
Arrisque! Tenha coragem de ir atrás de um novo destino. Tenha ousadia de jogar tudo para o alto e a humildade de recomeçar do zero se for preciso. Você pode até perder o status, mas ganhará a chance de sonhar de novo, de planejar e sentir o gostinho de cada uma das novas conquistas que terá. E, o mais importante, fará tudo isso mantendo, ou até mesmo resgatando, sua dignidade, o bem mais valioso que existe.
Fico impressionado com a quantidade de gente que está com sérios problemas financeiros e continua a gastar como se nada estivesse acontecendo. Às vezes eles mesmos estimulam os filhos e a esposa a gastar mais e mais. São pessoas que têm uma dificuldade enorme de se adaptar a um novo padrão de vida por achar isso humilhação. Preferem negar até a morte que estão com dificuldades e acabam transformando o que seria uma situação passageira num problema complicado de resolver no futuro.
As pessoas procuram se iludir pensando que sonhar é suficiente para resolver seus problemas. Acham que pelo fato de simplesmente desejar algo conseguirão concretizar esse desejo. Ilusão pura! Querer simplesmente não é poder. O querer só é poder quando acompanhado de comprometimento e ação.
Quando Deus resolve destruir Sodoma e Gomorra, Ele preserva Ló e sua família. Adverte Ló, porém: “Quando vocês escaparem, não olhem para trás”. Mas a esposa de Ló desobedece, olha para trás e se transforma em uma estátua de sal. Ficar olhando para trás nos transforma em estátuas! Seres petrificados e sem ação que não conseguem sair do lugar.
Aceite a diversidade, inclusive a sua! Cada pessoa tem seu jeito especial de ser. A vida não pode ser uma plantação de eucaliptos com árvores iguaizinhas e compacta. A vida é como uma floresta natural, cheia de árvores e arbustos que procuram seu lugar ao sol. Exigir que todos sejam de uma única maneira só fará com que você e as pessoas queridas se transformem em um deserto seco e árido.
Perceba que ser diferente não é ser errado. Valorize tanto a beleza de uma rosa quanto a delicadeza de uma orquídea. Alguns preferem as rosas, mas nem por isso querem que o mundo seja uma imensa plantação de roseiras.
Quando aprender a aceitar os outros como eles são, vai perceber que será mais fácil aceitar-se como é. Você vai diminuir as críticas que faz a si mesmo. Vai se curtir e aprender a gostar mais de você.
Em vez de dar uma bronca na turma quando o erro acontecer, brinque com a situação. Você deixará todos mais relaxados para encontrar uma solução.
Uma das maiores dádivas da vida é que o passado pode ficar para trás e você pode ter a vida que merece no presente e no futuro.

Seja feliz enquanto resolve seus problemas.
Apesar de você estar passando por uma fase complicada em sua vida, não espere resolver todos os seus problemas para ser feliz. Mesmo no meio da maior tempestade do mundo, dedique algum tempo à reposição de
energias. Sei que isso pode ser um pouco difícil porque a sua mente vai se concentrar totalmente na resolução do problema, mas tenha certeza de que tomar fôlego será fundamental para ter mais força de enfrentar essa adversidade.

***Adaptação do Livro do Roberto Shinyashiki

(*) Nelson Matheus Silva,
É Terapeuta, Mestre Reiki, Terapeuta Floral e atua em seu consultório particular, realizando atendimentos, vivências e cursos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s