A Terapia Reiki, uma Relação Corpo-Mente-Emoção

(*) Autor: Nelson Matheus Silva
“O Reiki é um caminho espiritual que conduz à Felicidade…
…é um método terapêutico seguro que promove a saúde e o bem-estar.”
Mestre Reiki NELSON MATHEUS
O Reiki é um sistema oriental de origem japonesa, organizado no início do século XX pelo médico e monge budista Mikao Usui. Embora o Reiki não seja uma religião, ele se apresenta como um caminho que congrega o espiritual, visto que o seu resultado final é suprema felicidade, tão falada entre orientais como um estado de êxtase espiritual, uma experiência individual e única, livre de qualquer paradigma religioso.

O Reiki chegou ao Brasil no início da década de 1990. A história quanto à sua chegada é cheia de controvérsias, por isso não deve ser citada. Em 1983, o Reiki passou a ser recomendado, assim como a Terapia Floral e outros métodos complementares, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como Terapia, o Reiki vem se firmando ano após ano no Brasil, já existindo Sindicatos que congregam a classe e Associações focadas em defender os direitos dos Terapeutas Reiki sérios, protegendo suas integridades e assessorando em suas formações.

Os instrumentos de trabalho com o Reiki são o calor emitido pelas mãos – energia vital, Ch’i – e o toque sutil. Para os menos estudiosos da área, pode soar estranho o trabalho com energia, mas se pararmos para refletir que vivemos num universo incrivelmente vivo e que no interior de cada célula – cerca de 75 trilhões – o que existe é pura energia, passamos a entender o mecanismo e efeito de técnicas e intervenções terapêuticas como o Reiki.

A energia celular se encontra presente numa molécula conhecida pela sigla ATP (adenosina trifosfato), sintetizada através do alimento e da luz solar. Além do fato de que matéria é energia, energia é informação e todos os processos de transmissão de informação são processos de transmissão de energia. Sabemos que o DNA humano transmite sua informação numa freqüência entre 51 a 78 bilhões de ciclos por segundo e que os cerca de sessenta neuropeptídeos conhecidos também vibram de forma semelhante. Multiplicando essas vibrações com as vibrações do ATP e pelas cerca de 75 trilhões de células de um organismo humano, teremos uma noção da quantidade física de energia vibratória emanada pelo corpo humano.

Toda essa energia circula fisicamente como informação, através da matéria (neuropeptídeos, hormônios, enzimas, etc.), através da condução elétrica celular (neurônios e músculo cardíaco) e através da dissipação de calor. Esse sistema energético-informativo compõe-se de estruturas especializadas e formações anatômicas responsáveis pela regulação de nossa vida interna (homeostase) e nossa vida externa (atividade muscular). Essa energia informativa é aquilo o que somos e como somos.

Para os orientais, no interior de cada célula há toda a história do indivídio, física, psíquica e espiritual. Através da estimulação energética feita em determinados pontos (chácras e meridianos) a energia vital – Ch’i – passa a circular pelo corpo. Aqui não há doenças, mas um ou vários bloqueios energéticos. O ser humano é visto de uma forma totalmente dinâmica e mutante. Ninguém possui o mesmo corpo físico após 72h, afirma a Medicina Ortomolecular.

E porque temos a impressão que somos os mesmos? Porque as mudanças corretas não se efetivaram. O programa está sendo repassado integralmente da célula que está morrendo para a nova célula, de forma fiel, porque a missão dela é crescer versos multiplicar. Por isso a célula do câncer cresce de forma tão desenfreada.

A Terapia Reiki traz a proposta de uma maior integridade no tratamento. Enquanto os médicos na parte medicamentosa, os psicólogos na psicoterapêutica e nas intervenções, a Terapia Reiki se apresenta como uma ferramenta complementar para transmitir bem-estar aos seus pacientes, além de auxiliar na aceleração de resultados e no fortalecimento da energia vital dos mesmos.
A prática é simples e pode ser apreendida por qualquer pessoa, independente da idade, sexo, condições social e religião. É realizada através da imposição de mãos sobre pontos específicos do corpo, resguardando certas posições consideradas anti-éticas.
O resultado fica estampado na fase do receptor: de imediato um relaxamento profundo, uma liberação de tensões, que ele jamais pensou que iria conseguir, um silêncio mental e uma vitalidade imensa. A vida volta a pulsar por suas células. A energia volta a circular entre seus canais energéticos. A saúde integral dá sinal. Ês que ressurge, do esconderijo da negligência diária o Ser Verdadeiro.
O Reiki nos conduz a experimentar a Suprema Felicidade. Com as aplicações e o rítimo num tratamento, esse estado é cultado dentro de nós e começamos a perceber um mundo incrivelmente vivo e radiante à nossa volta.
Quantas sessões são necessárias? Quem dirá é o seu corpo, conforme ele reage, e a sua vontade de crescimento pessoal. Sim! Porque o Reiki promove crescimento pessoal e em todos os níveis. Conforme você se trabalha com Reiki, a sua conciência começa a se DESPERTAR. Você fica mais autoconsciente, mais responsável pela sua vida e aí começa um lindo processo de transformação. Sim, isso também é verdade! A transformação sempre acontecerá porque nada no universo é estático. Tudo é dinâmico e nada é como era antes.
O Reiki é um convite a se tornar inteiro!
Na Clínica LUZ AZUL, oferecemos atendimento em Terapia Reiki associada à Terapia Floral e Psicoterapia, além de cursos de Formação e Curta Duração. Em ambos os formatos dos Cursos de Reiki o aluno se beneficia. O Curso de FORMAÇÃO, divido em dois módulos, o Teraêutico (110h/aula) e o Professor (pré-requisito: ter feito o Terapêutico há pelo menos 2 anos e cumprido às atividades propostas)  é voltado mais aos que tem interesse em se profissionalizar ou mesmo se aprofundar no Reiki. Os de Curta Duração também tem interesse de auxiliar na profissionalização, mas é mais voltado aos que buscam o Reiki para si mesmo, para seus familiares e amigos; este último é dividido em 4 módulo (10h/aulas, os módulos 1, 2 e 3, e 40h/aulas, o módulo 4 ou mestrado). Em ambos os formatos os alunos são beneficiados e os conteúdos são praticamente os mesmos. O curso de Curta Duração é seguido no mundo inteiro, já a Formação é um formato único e inovador criado pelo Mestre Reiki Nelson Matheus Silva.
Se você sentiu esse chamado do REIKI… não exite em segui-lo. É o Universo que quer lhe transmitir mais vida e amor!
Grande abraço.
Nelson Matheus.
(*) É Mestre e Terapeuta Reiki. É o Presidente do ‘Centro de Treinamento Especializado em Terapia REIKI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s