Entre na sintonia

AUTOR: Nelson Matheus (Terapeuta)
Entre na sintonia


No fim do século XX e início do século XXI, os cientistas do comportamento humano identificaram que a função neurofisiológica de criar projeções mentais e se identificar com uma determinada realidade causa inúmeras reações bioquímicas no cérebro e no corpo. O cérebro acredita e aceita que aquilo que é focado é a única verdade existente e passa a construir condições para que isso se mantenha.

Com a abertura de conhecimentos antes velados, uma parcela cada vez maior da sociedade já sabe e reconhece que o Pensamento Positivo opera milagres antes considerados impossíveis. 

Em alguns países, como o Brasil, que possuem fortes marcas do período de colonização, ainda trazem traumas da exploração e do abuso, e isso se reflete nos sistemas de crenças e projeções feitas pelas pessoas desses países.

Recentemente, escutei o relato de uma pessoa que ocupa o cargo de sócio-diretor de uma empresa, mas que por algum motivo ele não se sente neste cargo. Ao me descrever sua atual condição de vida, terminamos por perceber que ele traz uma sucessão de episódios em que a prosperidade não entra plenamente em sua vida, mesmo estando em altas posições.

Observamos mais de perto, atentamos que o mesmo de fato não assumiu nem se quer uma postura de um sócio-diretor. Ainda se comportava como um adolescente, em suas vestimentas e linguagem.

O primeiro ponto a ser reforçado é o de que “nós estamos onde nos pomos”. Ninguém vai para um médico que atende de chinelos ou mesmo que não fala gírias descontroladamente. Não estamos aqui falando de preconceitos. Estamos falando de posturas necessárias para o desempenho de determinadas funções.

A Terapia Holística ainda hoje é pouco respeitada, porque boa parte de seus praticantes terminaram por ser envolver demais com o lado interior e esqueceram que suas atuações serão no mundo e que precisam se adequar ao mundo para as pessoas chegam até elas.

Há um tempo atrás, conheci uma pessoa que trabalhava com práticas holísticas. Tenho dificuldade em dizer que ela era uma profissional, devido à forma como trabalhava e à postura que tinha, muito indisciplinada consigo mesma e com seus clientes, quanto à vestimenta, à horário, à pagamentos.

De fato, quando comecei a atuar como Terapeuta Holístico senti dificuldade em quem me inspirar, mas tive bom professores, profissionais, que souberam sanar minhas dúvidas e guiar meus passos iniciais.

Ao cursar Psicologia, percebi que estas questões também acometem muitos destes profissionais. A partir daí, percebi que existe algo além de uma simples postura, mas uma herança que atinge gerações e grupos sociais, que não nos permite nos levar a sério, com pouca confiança em si mesmo e no que fazemos e consequentemente isto desencadeia um processo de total falta autoconsideração, resultando muitas vezes numa vida falida, em busca de aprovações, de acertos imprecisos e de uma prosperidade que nunca chega.

É verdade que tem coisas que estão tão enraizadas que se torna dolorosa a reorganização deste processo. Mas, é muito mais pesado continuar a empurrar a vida com a barriga e fincar fingindo para si mesmo que está tudo bem.

É importante que ajamos sempre com consciência, lúcidos de nossos passos, porque só assim conseguiremos provocar uma mudança real, que atinge todos em cadeia.

Ainda hoje, medite sobre suas posturas na vida e se você tem se permitido viver cada experiência que a vida lhe convide, como toda a sintonia que lhe é exigida.

Temos que virar a fita desta autoprogramação de punição e pecado. Todo o trabalho, assim como a vida, é espiritual, envolve afeto, desejos, prosperidade, felicidade. Se isto falta, falta algo em você.

Se não consegue começar por dentro, uma mudança no seu interior, comece por fora: mude a forma como você se senta na cadeira, use hoje aquele melhor perfume que você guarda só para os melhores momentos, pegue a melhor roupa, vá no melhor restaurante, fale as palavras mais bonitas, se produza completamente para lidar com a vida da melhor forma possível.

E repita este processo sempre que você sentir necessidade. Se você é sócio-diretor de uma empresa, assuma isto, vista isto, respire isto. Só assim a vida entenderá o recado. É biologia pura. É só praticar e ver o que acontece.

A imagem, a postura, a linguagem, tem seu lugar no universo, por isso existem. Entre na sintonia, como num rádio, que para escutar uma música você terá que colocar na frequência correta.


Medite sobre isto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s