Segunda sem carne. Pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta. Nós apoiamos esta iniciativa!

580465_528481097191071_1263903296_n

Em 2009, na cidade de São Paulo, foi lançada a campanha “Segunda Sem Carne”, que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, hoje, esta campanha ganha grande força em nosso país.

Por que sem carne?

Há vários motivos pelos quais opta-se por não consumir carnes (bovina, suína, de aves, de peixes e outras). Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes.

Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.

Já há quase 7 bilhões de pessoas na Terra e, para produzir carne para esta população, é preciso criar bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, produzem grande quantidade de excrementos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 kg de proteína vegetal (milho, soja e outros).

Hoje, esse setor é hoje responsável pela maior parte do desmatamento da Amazônia, emite direta ou indiretamente a maior parte dos gases do efeito estufa do país.

Para ajudar os adeptos, o site da campanha disponibiliza uma grande variedade de receitas e sugestões para quem quer abrir mão da proteína animal sem abrir mão do sabor.

Nós da CLÍNICA LUZ AZUL apoiamos esta iniciativa, pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta!

Vamos juntos, construir um mundo cada vez melhor para vivermos e estarmos!

Anúncios

One thought on “Segunda sem carne. Pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta. Nós apoiamos esta iniciativa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s