Retarde o envelhecimento com pensamento positivo

É verdade: a felicidade nos ajuda a viver mais tempo. Mas o que dizer de idosos que enfrentam anos de declínio gradual na saúde? Um novo estudo publicado na revista Psychosomatic Medicine, diz que os idosos que mantêm uma perspectiva positiva apesar de crescentes problemas de saúde podem reduzir riscos de saúde. E esta certamente não é a única pesquisa que define os poderes de positividade e otimismo.

“Os mais velhos podem ser ensinados através de aconselhamento ou terapia sobre como proceder à autoproteção. Pensamento positivo quando se trata de sua própria saúde”, diz o coautor Carsten Wrosch. “Isso significa uma melhor qualidade de vida, tanto física como mentalmente, algo que todos nós queremos em qualquer idade.”

NEGATIVIDADE, ESTRESSE E AUTOCULPA ACELERAM O ENVELHECIMENTO

Wrosch e sua equipe observaram 122 idosos no Centro de Investigação em estudo de Desenvolvimento Humano. Os participantes responderam a questionários que determinam o uso individual de estratégias destinadas a protegê-los do estresse, negatividade, e culpa. Todas as ameaças à saúde emocional que aumentam os hormônios, o estresse e biomarcadores inflamatórios.

“Mesmo que a minha saúde esteja em condições muito difíceis, eu posso encontrar algo de positivo na vida” e “Quando eu achar que é impossível de superar um problema de saúde, eu tento não me culpar”, estavam entre as perguntas do inquérito. Os participantes também foram convidados a medir a sua solidão e isolamento.

Além de questionários, os pesquisadores obtiveram informações do estresse dos idosos examinando cortisol e proteína C-reativa (PCR) na saliva e amostras de sangue. Ambos são indicadores de estresse (o que é inflamatório) e doenças relacionadas, como a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e ainda a doença de Alzheimer . Mesmo quando leve ansiedade e depressão aumentam as hipóteses de morte prematura e não apenas para os idosos, através de inflamação ou doenças relacionadas com comportamentos de risco. Altos níveis de estresse aumentam este risco em 50 por cento.

Os resultados do estudo indicam que mesmo os adultos solitários com problemas de saúde podem diminuir os hormônios do estresse, a inflamação com positividade.

Esta não é a primeira vez que os níveis de stress baixaram com pensamentos positivos e têm sido atribuídos a longevidade. O Hospital Harvard, em Boston, descobriu que a ansiedade crônica pode acelerar o envelhecimento, encurtando os telômeros cujo comprimento serve como biomarcadores de idade das células. Enquanto isso, uma vida sexual ativa, bem como a interação social e as mudanças no estilo de vida pode retardar e até mesmo reverter o processo de envelhecimento.

FONTE: Medical News Today

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s