A felicidade psicológica e na vida

o-TWO-PEOPLE-HAPPY-570

Segundo o psicólogo Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva, a felicidade está relacionada a vários fatores, dentre eles: uma vida de prazeres, na qual você enche sua vida com quantos prazeres puder; uma vida de envolvimento, em que você encontra a vida no trabalho, em ser pai, no amor e no lazer; e uma vida que tem sentido, aquela que consiste em saber quais são suas maiores forças e, também, em saber usá-las para servir e fazer parte de algo maior que você mesmo.

A Psicologia Positiva entrou no Brasil por meio do Coaching, um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que tem como foco o presente e o futuro, assim como as forças, potencialidades e o aumento de resultados de positivos, trazendo mais foco, realização e leveza.

Seligman, que também é coach, ao se tornar presidente da Associação de Psicologia Americana recebeu um grande financiamento de instituições que buscavam encontrar soluções para a Paz no mundo. Ele se dedicou, juntamente com uma equipe de cientistas e com o apoio da ONU, a direcionar o olhar da Psicologia ao que o indivíduo tinha de melhor e as possibilidades de um futuro potencialmente feliz. Para Seligman, a Psicologia se deteve em excesso para explicar e tornar normativo o sofrimento humano, mas nada foi feito para se estudar a realidade da paz e o que pode ser estimulado para tornar o seu humano mais feliz.

No Butão, país asiático de influência fortemente budista, o governo já estuda há alguns anos os motivadores da felicidade. Esse estudo, inspirou a ONU a criar programas que façam o mesmo, como o Flour. E hoje, já estão sendo feitas pesquisas pelo mundo inteiro.

Em nenhum momento, a Psicologia Positiva ou o Coaching desvalorizam o passado. Contudo, se o aprendizado em relação ao passado não for assimilado rapidamente, o indivíduo passará anos de sua vida preso nos emaranhados do inconsciente, fadado a uma vida, muitas vezes sem sentido algum.

O presente é o único tempo real, e ao mesmo tempo, se não estiver com total Consciência dele, ele não existe mais, porque ele acabou de passar. Daí que a qualidade de estarmos totalmente presente é a chamada Iluminação da consciência. E essa iluminação advém de uma experiência de superar as próprias adversidades internas e o passado, consequentemente. O futuro lança nossa energia no Campo de Possibilidades do Universo, e nos permite estar conscientes de que somos nós quem criamos nossa realidade.

Quando estamos imersos na inconsciência, ficamos fechados num ciclo ininterrupto de sofrimento e angústia na espera de um salvador externos que mudará toda a nossa realidade ou mesmo que devemos ter uma atitude de passividade diante da vida, na justificativa de que nada se transforma.

Assumir o controle da vida, está longe de controlar algo. 99% da vida é incontrolável, e flui numa direção irracional – segundo nossa mentalidade. Mas, existe 1% que depende de nós, e esse percentual move o nosso universo, tamanho é a força dele, referindo-se principalmente a como nós lidamos com as situações que somos presenteados pela vida; seja com rebeldia, seja com gratidão. E isso continuará a ressoar pelo Infinito e trará ainda outras respostas.

Vivemos num período de profundo despertar e mudanças. Pessoas de diversas culturas, religiões e etnias questionam-se sobre seus papéis perante o desenvolvimento global. O futuro é um misterioso lago, o qual só poderá ser bem conhecido se você começar agora a assumir a responsabilidade por ele.

Jung, em sua Psicologia Analítica, já falava da necessidade de lançar-se para além do tempo presente, afirmando no sentido que isto traz à vida em si. É interessante notar, que os discípulos mais próximos de Lacan, afirmavam que ele, em hipótese alguma, referia-se ao passado dele.

Isto, porque uso como referência à Psicologia ocidental. Mas, se formos mergulhar num mundo da Psicologia e da espiritualidade orientais, veremos a ênfase que é dada ao momento presente e o olhar em relação à nossa responsabilidade diante do futuro.

Ser feliz também está relacionado com nossas escolha. Contudo, escolhas, trazem responsabilidade. E para termos responsabilidade precisamos crescer.

O Sol nasce para todos.

Por Nelson Matheus

.

Para agendar uma entrevista e/ou atendimento, tirar dúvidas, estabelecer contato, envie email para nelsonmatheus.luzazul@gmail.com ou ligue para (81) 4101-6310 e 9702-7654.

Para conhecer o meu trabalho com Coaching, clique aqui.

.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s