Entenda como o Coaching pode trazer mudanças positivas para a sua vida e sua profissão

sucesso-atitude

Em virtude da necessidade de melhor lidar com temas como objetivos pessoais e profissionais, planejamento estratégico para ação, administração do tempo, superação de crenças e padrões limitantes, chega ao Brasil uma nova e promissora metodologia: o Coaching. A atividade do coach (profissional) ainda é muito recente em nosso país. Mas, a cada dia que passa ela vem consolidando seu espaço.

Mas, afinal o que é coach? É o profissional que ajuda indivíduos, grupos e empresas a estabelecerem seus objetivos, tarefas para alcançá-los, identificarem seus valores, crenças e potencializarem mudanças. O coach durante muito tempo foi associado somente aos esportes, pois uma das traduções da palavra significa técnico, e à altos executivos, devido sua maior atuação ser em grandes organizações.

Hoje, porém, o coach, ou personal coach, já transita por outras áreas. O processo de coaching leva o indivíduo à ação, ao comprometimento e ao aprendizado. No coaching não existe fracasso, pois tudo o que o cliente faz é considerado dentro do conceito de melhoria contínua. Em cada etapa do processo, é importante que haja sinceridade e consciência do cliente e que ele saiba que seu comprometimento e responsabilidade são importantes para seu sucesso. Já ao coach, cabe a responsabilidade de acompanhar o cliente em sua jornada, através de perguntas e ferramentas cientificamente validadas que os ajudem a estabelecerem suas metas, seus valores, crenças e tarefas. Com uma metodologia bem específica, o coach estabelece uma relação de confiança com seu cliente e o processo flui naturalmente.

O grande diferencial da atividade de coaching é que ele é voltado para o presente e futuro. O passado realmente é tirado de foco e é dado à ele o local que lhe é devido: o de aprendizado.

O processo é dinâmico e ativo. Há cada encontro, no decorrer do processo, são estabelecidas tarefas que permitirão ao coachee – cliente que faz coaching – obter um autodesenvolvimento muito mais rápido e eficaz, tanto para o alcance de suas metas como para uma maior autoconsciência.

O coaching é a mola propulsora para qualquer pessoa que queira atingir seus objetivos e realizar mais. Toda e qualquer situação e ou problema do cliente é valorizado.O que não ocorre é a análise dos motivos que os causaram. Isso é tarefa para uma terapia. Na verdade, o coaching veio para alavancar à vida daqueles que anseiam por mudanças e não conseguem efetuá-las.

De acordo com o estudo chamado “The impact of life coaching on goal attainment, metacognition and mental health”, (publicado na Social Behavior and Personality, 2003), realizado por um dos principais pesquisadores do coaching – Dr. Anthony Grant, da Universidade de Sydney (Austrália) -, tanto o Life como o Personal Coaching exercem um expressivo impacto na vida das pessoas.

A pesquisa aponta que:

  • Os níveis de depressão, ansiedade e estresse dos participantes foram significativamente reduzidos devido ao coaching.
  • Os participantes relataram um grande avanço no que diz respeito a alcançar objetivos – entre os quais, abrir um novo negócio e conquistar a clientela.
  • Outra melhoria percebida foi no nível de satisfação com a vida – todos os participantes relataram aumento nesse item.

Coaching na prática: O trabalho de coaching é realizado em sessões que variam conforme a necessidade do cliente. É um processo dinâmico, pois o coach acompanha o cliente até que o mesmo ache necessário. As sessões são semanais e possuem um prazo para se encerrar, gerando durante entre 10 e 12 sessões, dependendo do objetivo. Há também o modelo de coaching voltado para empresas, o team coaching e o executive coaching, direcionado para desenvolvimento de alta performance.

Quer saber mais sobre Coaching ou mesmo contratar meus serviços? Clique aqui.

.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s