Suas crenças estão limitando você?

Por Nelson Matheus – Psicólogo, Terapeuta holístico e Life coach

8867-stop-sign-1280x800-photography-wallpaper

No dia a dia, você toma decisões, faz escolhas sobre o que comer, qual roupa vestir, que tipos de pessoas quer perto de si, sobre qual profissão seguir, você escolhe que postura tomar diante dessa ou daquela situação, quando algo lhe acontece você faz uma determinada leitura sobre o fato. Você já parou para pensar sobre as ideias que você tem sobre tudo isso? Ou melhor, sobre as crenças que têm norteado suas decisões na vida? Mas, antes de tudo, você é sabe o que é uma crença?

Crença é uma forte convicção ou um sentimento de certeza sobre o que significa algo. As crenças nos dão um mapa inconsciente que nos guiam em direção aos nossos objetivos e nos dão o poder de agir. O grande desafio para a maioria das pessoas é lidar com tais convicções de forma consciente e deliberada (com a vontade de), já que uma boa parcela de nossas crenças são generalizações sobre o nosso passado, com base em nossas interpretações de experiências dolorosas e prazerosas.

Muitas vezes não temos consciência sobre o que acreditamos e como essas crenças afetam nossas ações, nosso estado emocional e o direcionamento que damos à nossa vida. Nossas crenças limitantes podem levar-nos a perder as coisas que mais queremos e nossas crenças fortalecedoras pode nos levar em direção à vida que tanto queremos viver. O que é um objetivo que você sempre quis alcançar e não tem? Por que não tem? Seja qual for o motivo, há sempre uma crença limitante por trás disso, talvez dizendo que aquele destino não para você, ou repetindo em sua mente que você não vai conseguir porquê alguém lhe disse isso, ou ainda o medo do sucesso seja o que lhe apavora.

O desafio aqui é o de confrontar essas crenças. Não estou falando aqui de ficar repetindo frases positivas que não tenham sentido para você ou que finja uma realidade que sua mente sabe que não é real. A intenção neste momento, é identificar uma crença que neste momento esteja limitando você e criar uma noção positiva que crie uma contradição mental no seu sistema de crenças.

O que mais limita você neste momento? Pegue a crença e escreva em um papel. Agora, pense se isto realmente é real. Seja sincero com você mesmo. Essa crença que você mantém tem algum fundamento na realidade? Todas as pessoas do planeta pensam igual à você? Se não, isto não é um fato, é mera interpretação sua! Outra pergunta que quero fazer para você é: você conhece alguém ou soube de alguém que fez algo que essa sua crença diz que é impossível? Eu sei que sim! Então, pesquise mais sobre essa pessoa, sobre as crenças dela. Você perceberá que ela acredita em coisas que favorece a vida dela. Talvez ela tenha tido uma vida difícil, mas ela escolheu não focar nisso.

Se sua crença é de que a vida é dura com você, isso não é crença, ok? A crença é o que lhe faz acreditar nisso. A credito que a vida é dura comigo porquê sempre que vou tentar um emprego novo sempre tenho chefes que me humilham. Bingo! Aí está a crença. Você acredita que sempre encontrará chefes que lhe humilham. É nisso que você deve focar.

Agora é o melhor momento, o de criar uma nova crença. Este é o maior de todos os desafios. Você precisa ser sutil consigo mesmo. Ao criar uma crença fortalecedora, veja as possibilidades e crie baseada nelas. Um exemplo seria algo do tipo “a reação de meus chefes aumentam minha motivação para ser um profissional cada vez mais ético e competente e isso traz resultados positivos para a minha vida”. Foque nisso. Repita isso com emoção. Veja, você não está mentindo para você. Está se dando uma nova oportunidade.

Se permita sair deste lugar de vítima das circunstâncias! Mude agora mesmo a forma como você enxerga o mundo a sua volta e entre em ação!

.

Compartilhe comigo as suas experiências.

Anúncios

2 thoughts on “Suas crenças estão limitando você?

  1. Ilma Soares Vieira

    Gostei! Muito bom! É que quando vivemos a pressa do dia a dia não paramos para perceber que escolhas nós fizemos em relação a roupa e outros detalhes. A ansiedade não nos deixa perceber.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s