A crise é uma oportunidade de mudança

Por Nelson Matheus – Psicólogo, Terapeuta holístico e Life coach

11044532_10205010237070123_5550666816030155254_n

E quando a vida chega e diz que é hora de tomar um novo rumo, uma nova direção? Se você parar para observar, não muito longe, o céu acima de nossas cabeças, vai perceber que as nuvens não estão no mesmo lugar com poucos minutos. Tudo muda na vida, inclusive nós devemos mudar. E, sinto, que esta é a melhor fórmula para vivermos dias felizes, aprendermos a lidar com esses momentos em que precisamos rever a forma como caminhamos e construímos na vida. Porquê, como é clichê falar, mais importante do que a direção que se vai, é na qualidade com que se caminha que está toda a importância.

Mas, e como lidar com os momentos de crise? Toda crise pode ser encarada como uma oportunidade de reflexão. Contudo, fique atento, quanto mais intensa a crise, maior é o indicador de suas resistências. Então, reflita: ao que estou resistindo? O que eu não quero mudar? Observe se há por trás disso uma crença, uma emoção do passado que precisa ser liberada, um medo de sair da zona de conforto; observe.

Sempre chega o momento que precisamos nos reconstruir. Não temos escapatória. É um chamado interno mais forte, vindo de um lugar que aqui chamarei de Ser Fonte, mas você pode chamar de Self, Eu Superior, e tantos outros nomes. Isto é o que realmente somos, além de nossas histórias e as circunstâncias passageiras.

Nossos sonhos (objetivos com propósito), são guias, ou melhor, indicadores da direção que você deve ir. Está difícil lidar? Sente por alguns instantes, feche os olhos e faça respirações profundas, e bem lentas. Repita isso por mais ou menos uns 3 minutos. Agora, se pergunte sinceramente se há algo que você pode mudar para apaziguar a crise. A resposta sempre vem; desde uma uma solução ou ação necessária, até uma reflexão.

Quando você aceitar que a crise é um momento de transformação, assimilar o que precisa ser mudado com relativa urgência e parar de tentar impedir que ela ocorra (camuflá-la), mais rapidamente você irá gerar um profundo alinhamento interno e o alívio se aproximará com as respostas que você tanto precisa

Em resumo, pare de resistir!

.

Compartilhe comigo as suas experiências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s