Tudo é espiritual

Por Nelson Matheus – Psicólogo, Terapeuta holístico e Life coach

meditation by rainbow

Por vezes, me deparo com pessoas que estão buscando o lado espiritual delas e da vida delas. Muitas sentem um chamado interno, estão querendo estar mais conectadas à espiritualidade e à alma.

O que observo, é um forte padrão presente em nossa cultura em que a separação entre corpo, mente e espírito ressalta este sentimento.

Por trabalhar com energia desde muito cedo, para mim é natural pensar num ser humano indivisível, fruto de um sistema dinâmico e único. Às vezes, é até difícil enxergar a vida em suas nuances de forma a escolher o que é material e o que é espiritual.

Atualmente, temos diversos artifícios intelectuais que nos ajudam a compreender a diversidade e multiplicidade do que vivemos. A física quântica, por exemplo, afirma que a matéria não existe. É isso mesmo! Matéria é energia condensada. A nossa mente, treinada para acreditar que tudo o que os olhos vêem e as mãos tocam, dispersa-se nas sensações e nas percepções de um mundo em que só as nossas limitações são reforçadas e reafirmadas.

A religião e a ciência romperam-se dentro si mesmas no Ocidente. A vida no Oriente ainda é integrada. Muitas pessoas ainda conservam a genialidade e o sentimento de que cada ato, cada gesto, cada palavra, é uma experiência de intensa espiritualidade. Não tem nada que não seja espiritual. É preciso que recordermos dos anseios de nossa alma, e de que não existe vida sem esta profunda conexão. A alma é como um grande aquário e o nosso corpo-mente vive banhado nessa experiência. A espiritualidade impregna todas as criações do Universo.

Infelizmente, talvez este nome espiritualidade esteja muito batido, e ele mesmo reforce a ideia de separação; e um dia iremos precisar de algo novo, advindo deste novo/antigo modo de ser e estar no mundo e na vida, num ato de religare definitivo, numa reafirmação de que tudo é UM.

Se você está aí, é espiritual! Tem uma intenção, um propósito, um sentimento implícito. Cada pensamento e ação reforça a sua experiência espiritual. Se você larga o livro e vai comer, também é espiritual!

Cuidar do corpo, é uma necessidade da alma, mais que do corpo. Porque se o corpo adoecer e morrer, sua matéria se transforma em outra coisa e os átomos não vão sentir falta de você. Mas ele é importante em sua história eterna, que agrega a experiência do que chamamos de mundo físico, porque é sua chance de viver experiências, sua via de progresso consciencial.

Se acaba a comida e você vai fazer compras no supermercado, é espiritual! Você vai entrar em contato com os produtos da mente humana, com os frutos da natureza. Você vai lá e escolhe a maçã mais bonita, porque é para o seu filho, é para ele comer, e ele não pode comer qualquer maçã, simplesmente porque é amado por você. E a gente só dá qualquer coisa para quem a gente não ama, porque quem a gente ama sempre tem mais de nós.

O amor torna tudo especial. Isso é espiritual. E talvez a maior de todas as chaves!

Não façam confusão, não pensem que espiritual é rezar , repetir mantra, fazer retiro, ser médium. Isso é espiritual como tudo e, como tudo, pode revelar a sua intenção de se ligar com as fontes essenciais da vida ou de alienar-se delas.

Agora: depende de cada um encontrar a espiritualidade em tudo, na beleza e na feiura, no caprichado e no relaxado. Depende de cada um afinar o olho para enxergar o inusitado, a vida no meio da morte, o renascimento frente à destruição, o melhor no que parece o pior…

É comum pensarmos que espiritual é irmos ao templo, fazermos diversas orações, mantras, exorcismos, etc. Isto é natural nas pessoas em que o processo está totalmente desconectados. Quem ama tudo o que faz e que vive, quem sente a vida em todas as suas formas, quem agradece tudo como uma benção e presente do Universo está tão conectado que tudo o que experiencia é sagrado e quase um sacramento religioso.

Se você varre um quintal e, ao fazer isto, faz com pureza de sentimento e desejo do bem, é como orar ou entrar em profunda comunhão cósmica. O tomar banho, é um ato de extrema espiritualidade; porquê você lava os pés e pensa: “obrigado, meus pés, por apoiarem meu corpo e me ligarem à Terra, que é tão linda, próspera, me permite estar vivo, me nutrir”. Lava as pernas e pensa: “obrigado, minhas pernas, por se moverem bilhões de vezes, só para eu chegar onde eu quero ou preciso”. E assim por diante.

É importante despertarmos a consciência de unidade. E sei o quanto isto é difícil para alguns, principalmente quando acreditamos que ser espiritual é largar a vida, nos tornarmos seres alternativos, ascender incenso e escutar música new age. Mas, ser espiritual é estar mais ainda conectado à vida, às pessoas, ao amor; é entrar em sintonia com o que você realmente gosta, ama fazer, escutar, comer; é se relacionar afetiva e sexualmente com quem você se conecta intensamente, sem medo, sem culpa, livre e leve; é se divertir e deixar a alma se expressar. A alma precisa disso. Isso é espiritual.

Permita-se fluir e despertar para a totalidade do que você é. Se pergunte: o que eu vivencio e/ou faço, reforça ou repele o sentimento de estar conectado/a com Algo Maior? Dependendo da resposta, isto poderá ser um mapa para que você saiba o rumo que deverá dar em sua vida! Tenha coragem! A vida é feita dessa energia e da ousadia das pessoas que resolveram ser elas mesmas!

.

Conheça nossos atendimentos terapêuticos na página Atendimentos.

Para conhecer nossos cursos e vivências, acesse a Agenda.

Anúncios

One thought on “Tudo é espiritual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s