Um exercício para você transformar seu dia de forma positiva

Por Nelson Matheus – Psicólogo, Terapeuta holístico e Life coach

Desenvolva a habilidade de pensar positivo
Desenvolva a habilidade de pensar positivo

O místico árabe Rumi dizia: “A manhã tem coisas para te ensinar. Não volte a dormir.”

Assim que acordamos, ainda estamos muito conectados, de forma espontânea ao nosso universo interior, transcendente e espiritual, principalmente aqueles que vivenciam a experiência de um sono profundo e reparador, porquê isto libera hormônios como a melatonina que permite que certas áreas do cérebro seja trabalhadas; áreas essas ligadas às experiências espirituais e de expansão da consciência.

Nessa primeira hora do despertar, costumo fazer alguma prática meditativa e fazer algum método para fortalecer minha programação positiva da mente (transformar crenças limitantes em crenças fortalecedoras) com visualizações, afirmações positivas, mas, principalmente com a decisão de ter atitudes positivas ao longo do dia. Existem muitas técnicas e formas para se fazer isso.

A questão a entender é que uma crença pode ter diversas origens e níveis de atuação – ela é sempre uma afirmativa de algum conceito que você absorveu sem se questionar se era bom assimilá-la ou não. Acredito que o mais importante a entender aqui é que independente do quão arraigada algumas crenças sejam, trabalhar este aspecto logo no início do dia, trará resultados muito mais eficazes porquê existe uma pré-disposição fisiológica (cortisol sendo liberado no organismo) que lhe dá mais energia e o fato de sua atenção estar mais livre.

As crenças representam um aspecto nosso que foi introjetado de forma espontânea ou artificial, geralmente por algo que acreditamos ser certo, ou porquê ouvimos algo sobre alguma coisa ou porquê chegamos a tal conclusão observando ou lendo sobre um determinado assunto. Pra resumir, as crenças são pensamentos mais engessados, ligados à padrões, muitas vezes, inconscientes.

A boa notícia é que se um dia você criou, deliberadamente ou não, crenças que limitaram a sua vida, você pode também expandi-las, transformá-las ou substituí-las por outras que serão úteis para você neste momento em sua vida. Tenha sempre em mente que uma crença não é absoluta. Ela pode ter sido útil um dia para você – tenha gratidão por isso -, mas hoje você pode se dar a oportunidade de pensar e, por isso, agir diferente. Observe o que você gostaria de mudar e crie as condições para isso. Uma boa forma de fazer isso é criar uma lista de afirmações positivas para os diversos setores de sua vida.

Quando você cria afirmações positivas que fortalecem uma atitude positiva, aos poucos, o cérebro assimila isto como verdade e começa a gerar uma série de comportamentos e emoções que vão validar estas novas crenças.

Na lista que você vai fazer, coloque pensamentos – do tipo “parachoque de caminhão” – que, ao pensar neles, enche seu ser de entusiasmo, de alegria, de paz. São pensamentos como esses que serão importante para você repetir várias e várias vezes.

Para algumas pessoas, o pensamento positivo é tão natural quanto respirar. Mas, o que é interessante é que, se para você não é, você pode cultivá-lo e desenvolvê-lo. Estudos feitos em neurociência afirmam que o pensamento positivo é uma habilidade cognitiva, e está relacionado à interpretação dos fatos e pode ser aprendido.

Pratique esse exercício muitas vezes, se possível, e diariamente, e observe os resultados – registre-os. Anote em um diário os resultados, ou, se você fez ou faz Coaching comigo, registre no seu Caderno de Insights tudo o que começará a mudar.

A pergunta é: se você pode ter pensamentos positivos, e isso repercutir numa vida mais positiva e criativa, por quê você preferiria não tê-los?

.

Compartilhe comigo suas experiências! 🙂

Anúncios

6 thoughts on “Um exercício para você transformar seu dia de forma positiva

  1. Maria do Espírito Santo

    Muito bom. Este mundo está precisando, mais do que imaginamos, de orientações como esta. Se olharmos ao redor, veremos quanta coisa poderia ser melhor, se nossas atitudes também fossem melhores. Continue. Faça a sua parte.

    • Nelson Matheus

      Obrigado pelo carinho e apoio Maria! Quando nós melhoramos nosso mundo interno, nós melhoramos junto o nosso entorno e o mundo se torna um lugar lindo para se estar presente! Vamos juntos nessa! Bjao

    • Nelson Matheus

      Olá Rosineide! Seja muito bem vinda. Particularmente, adoro quando consigo contribuir e maia ainda quando tenho a oportunidade de interagir com quem lê o que escrevo. Obrigado, de coração, pelo comentário. Forte abraço.

  2. edy Oliveira

    Sou espírita, curto sua página, hoje vejo uma mensagem de conforto e ensinamentos. Principalmente o ensinando ver as coisas positivas. Confesso que tive necessidade de escrever.
    Tava precisando.
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s