Você sabia que sua energia flui aonde estiver seu foco?

Por Nelson Matheus – Psicólogo, Terapeuta holístico e Life coach

blog

Se você quer alcançar resultados extraordinários e satisfação em sua vida pessoal, relacionamentos, saúde, trabalho, carreira, ou missão, precisa começar imediatamente a focar no que é que você realmente quer, e criar uma visão tão nítida quanto for possível da realidade que quer viver no futuro.

Ao ter uma noção clara sobre um resultado desejado, você libera uma nova bioquímica em seu corpo que imediatamente muda seu comportamento, o que lhe dá o impulso que você precisa para tomar pequenas ações diárias que levarão você à resultados geométricos.

É fundamental saber ter foco em qualquer setor da vida. E muitos clientes de COACHING, têm me procurado porquê precisam ter mais foco para alcançar suas metas e realizar aquilo que se propuseram à fazer.

Contudo, a questão do foco não está simplesmente em tê-lo, como uma competência – que pode, sim, ser desenvolvida. O mais importante é saber em que você irá focar, para quê e por quê. Quando elegemos um objetivo normalmente perguntamos o que é necessário fazer, mas quase nunca perguntamos o que é necessário deixar de fazer. E aqui reside uma chave essencial de qualquer processo de desenvolvimento humano.

Algumas pessoas insistem em focar em problemas, nas prisões que o passado representou e em todas as dificuldades que a vida moderna pode nos oferecer. Estudos em Neurociência apontam que o cérebro não diferencia uma realidade virtual de uma realidade concreta, ativando os mesmos neurotransmissores e reações hormonais para ambas as situações. O que você acha que ocorre com pessoas que só pensam em problemas e afins? Isso passa a se repetir na vida delas, como uma forma de confirmação de que elas estão certas; de que a vida é só problema e insatisfação.

Se você teve uma vida difícil, ou mesmo se você sente que as pessoas não lhe amam como você gostaria, trate de resolver logo isso. Para de adiar e siga em frente. Você está deixando que isso consuma você.

É preciso aprender a gerenciar as próprias emoções. Observe que são justamente elas que tiram o seu foco. Daí podemos pensar em três coisas, ou você precisa se cuidar no aspecto emocional, ou você precisa estabelecer melhor seus objetivos, ou os dois juntos.

O que você quer realmente para você na vida? Saúde plena? Um relacionamento harmônico? Sucesso na carreira? O que você tem feito para isso? Sim! A responsabilidade é sua. E a Vida vai potencializar tudo o que você focar. Porquê um foco bem estabelecido cria ação, e se você não agir nada acontecerá. Mas, basta um passo direcionado ao que você realmente quer, um único passo, e todas as portas começarão a se abrir. E de passo em passo você irá criando a sua vida.

Compreendo que talvez você tenha tido experiência dolorosas. Contudo, o que é melhor, focar em dificuldades ou nas possibilidades de novas histórias que você pode ter? A decisão está em sua mãos.

Você tem que decidir! Nada foge dessa regra.

Ok. Talvez você tenha acredita que você não poderia decidir por sua vida. Mas, neste momento, é hora de acordar para esta realidade. Não existe destino traçado, a não ser aquele que você queira traçar.

Saber focar no que realmente tem valor, como um carreira brilhante, nas qualidades da pessoa que você ama, nos seus estudos alinhados aos seus objetivos e em tantas outras variantes que elevarão sua condição de ser humano, enobrecerá a sua vida e a preencherá de sentido.

Quero aproveitar a oportunidade contribuir com você e lhe propôr um exercício que tenho utilizado para ajudar inúmeras pessoas. Faça-o num momento tranquilo e de coração aberto. Se você seguir essas instruções, você dará um salto em excelência em sua vida.

Exercício:

  1. O que é algo que você quer realizar nos próximos 36 meses?
  2. Por que você deve alcançá-lo, não importa o que seja?
  3. O que é uma pequena ação pode fazer agora iniciar seus passos?
  4. Que outros pequenos passos – de 6 e 9 passos – são necessário serem feitos neste intervalo de tempo para lhe manter focado?
  5. O que você precisa deixar de fazer e que está consumindo sua atenção e energia em relação ao seu objetivo?

Tenha isso sempre em algum lugar visível ao longo dos próximos 36 meses. Concentre-se nos resultados finais que você está comprometido a alcançar, e mova-se diariamente na direção dele. E, se você fizer isso, poderá perceber-se mais próximo dele antes mesmo do esperado.

.

Compartilhe comigo suas experiências!

Anúncios

6 thoughts on “Você sabia que sua energia flui aonde estiver seu foco?

    • Heleno Brito Filho

      Excelente, Matheus. Eu sempre estou à procura de “solucionar problemas ou pseudoproblemas” de minha vida. Este texto é realmente esclarecedor, como aliás tantos textos de sua autoria que eu tenho lido. Mais uma vez agradeço pelo seu empenho em levar pessoas a se tornarem realmente felizes. Sinta-se abençoado, amigo. Heleno Brito Filho

      • Nelson Matheus

        Heleno, meu caro amigo, obrigado pelo retorno. Fico feliz em saber que pude contribuir com você! Conte comigo sempre! Um forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s