5 dicas simples para ter uma vida mais positiva

Por Nelson Matheus – Psicólogo, Terapeuta holístico e Coach de Alta Performance

MP - 01

Minha avó paterna sempre me estimulava a pensar sobre o poder da influência da mente em minha saúde, meu bem estar emocional e nas minhas conquistas materiais. Era incrível como ela, católica, vinda do interior de Pernambuco, nascida na década de 1920, se permitiu estruturar uma visão de mundo que à favoreceu, e muito, nesses quesitos que citei.

E como eu gostava muito de conversar com ela, absorvi, naturalmente essa forma de pensar. Ela costumava dizer que “era possível se curar de qualquer doença se pusesse isso na cabeça” e também “quando for fazer algo acredito que já deu certo”. Isso só para simplificar.

Com os anos, descobri que minha avó estudava autores consagrados da literatura de desenvolvimento humano e participava de encontros com eles.

Com isso, quando ainda era criança, tinha em minha mente que a realidade material era só uma reflexo da realidade interior. E era e é natural pensar assim, pelo menos para mim.

Mas, o que é mindset? Bem, mindset é a sua estrutura mental; é como você organiza as ideias sobre as circunstância e experiências de vida que você passa. É um termo muito utilizado no Coaching e na Positive Psychology para designar um conjunto de percepções sobre o mundo, a sua mentalidade.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro: digamos que você tenha cerca de 50 anos e venha a mudar de emprego. A partir disso, você pode pensar que o mercado não absorverá mais suas qualificações, ou pela sua idade ou talvez porquê seu rendimento não é mais o mesmo. Você pode pensar também que, por ter mais experiências, isso facilitará sua reinserção numa nova empresa. Ou mesmo que agora você poderá empreender e alinhar sua vida e carreira.

Todas essas possibilidades, e muitas outras, representam possibilidades de mindsets; e cada mindset irá impulsionar você à um tipo de ação. Considero um mindset positivo quando ele favorece ações positivas e coerente com o que você realmente quer para a sua vida.

Conduzindo processo terapêuticos com florais, psicanálise e coaching, fica muito evidente que quando meus clientes descobrem os midsets que estavam guiando suas vidas, ou melhor, obstruindo suas vidas, primeiro vem aquela sensação de choque (Puts! Como eu não pensei nisso antes?!), mas logo em seguida vem a oportunidade de interferir diretamente nesses mecanismos e criar um ou vários novos. Sim, esta é a boa notícia: você pode recriar seus mindsets, quantas vezes quiser. A felicidade começa em ter uma mente que trabalhe a seu favor.

Por isso, possuir um mindset positivo e poderoso significa que você possui uma mentalidade que interfere positivamente em seu bem estar, em suas decisões e em suas ações. Seus mindsets favorecem sua felicidade, prosperidade, saúde, amor, e tudo o mais? Nada de ficar pensando em fatalidades, ou ficar prevendo desgraças que, na maioria das vezes, nunca acontecerão. Dê um basta nisso agora mesmo.

A dica é simples:

  1. Separe em listas duas ou três situações de sua vida que você precisa agir ou resolver uma pendência.
  2. Feito isso, procure elaborar pequenas frases (3 frases) para cada situação.
  3. Agora, observe como a forma que você pensa está interferindo na sua ação. Pensar como você pesa atualmente está favorecendo ou atrapalhando a situação? Se conecte com sua sinceridade, ok? (não tem ninguém olhando rsrsrs)
  4. Este é o momento de fazer algo por você: analise qual seria a melhor forma de pensar para resolver esta questão ou entrar em ação de forma positiva. Caso não tenha a menor ideia, pense em alguém que já fez isso e que funcionou demais. Ex: Ao invés de pensar que tudo pode dar errado por todos os motivos que você já tem aí dentro de sua cabeça, pense que no máximo de possibilidades que isso tem de dar certo!
  5. Registre, porquê isto poderá servir para você muitas outras vezes.

A vida é sim: neutra. As circunstância que vivemos podem ser favoráveis ou desfavoráveis a partir do que vemos e sentimos por trás de nossas lentes. 😉

.

Gostou do texto? Compartilha com seus amigos e comenta algo aqui embaixo.
Quer estabelecer contato ou marcar um horário para fazer algum atendimento comigo? Clica aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s