É preciso integrar o seu passado à sua vida

Por Nelson Matheus – Life Coach e Psicólogo

mensagem 17

A questão do passado em nossas vidas, é o local que ele ocupa no hoje. Mesmo sem percebermos, nossas histórias formam a composição do que chamamos de destino, a partir de nossas escolhas e interpretações.

É, realmente, o passado não existe mais! O que existe é o que andou conosco, repetidas vezes, e, este, não cala um só segundo. Faz-nos lembrar que ele está aqui, vivo, e nos chama para a responsabilidade dizendo: “o que você irá fazer comigo?”

Será possível viver sem encarar que somos nós que construímos nossa história? Até quando insistiremos em resistir para não olhar para dentro? O nosso destino realmente foi traçado na maternidade? Ou será que temos a capacidade de fazer novas escolhas e redirecionar a pulsão que vive nos puxando para irmos em frente? Será que ser feliz é vivermos como se não houvesse amanhã, e o ontem também?

Inúmeras vezes, pude observar em minha própria vida padrões que se repetiam. Talvez por eu ter feito análise desde muito cedo, sempre fiquei atento à essas experiências. A questão é que o óbvio não trás a resposta correta.

Inúmeras vezes escutei pessoas falando o quanto suas vidas estavam embaraçadas, mas que elas entendiam o porquê disso. Então, qual o motivo de elas continuarem no mesmo ciclo? É simples: a resposta não é a que elas julgam ser a correta.

Quantos de nós realmente cuidam de sua subjetividade? Ainda há muitas ideias pré concebidas à respeito de fazer análise ou algum tipo de terapia. Mesmo nos dias de hoje!!! Sim, porquê nos dias atuais é quase impossível termos alguém para nos escutar. Ainda mais raro, é encontrar a oportunidade de desatar antigos nós.

Uma pessoa me disse recentemente o quanto ela evitava fazer “terapia”. Ela afirmou: “eu tenho sobrevivido bem sem isso”. Ops! Sobrevivido?

Olhar nossa história, as escolhas que fomos fazendo – e as que fizeram por nós -, remexer o baú das velhas lembras, crenças, regras, acordos… definitivamente não é fácil. Porém, é extremamente importante e possível! Afinal, como você fará novas escolhas se você ainda nem se deu conta das que fez até então?

O passado, quando não honrado, curado ou transformado, pode voltar camuflado com nomes e circunstâncias diferentes, que chamam a nossa atenção para uma exclamativa: “por quê isso sempre acontece comigo?!!!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s