Coaching ou psicanálise?

Qual o melhor pra cada pessoa?

Por Nelson Matheus | Psicólogo e Psicanalista

1-ytkdoufhs07i1uwkdxnmsw

Existe hoje um marketing muito agressivo com o slogan “seja hiper feliz e tenha ultra sucesso antes dos 30 anos”, que muitos colegas coaches concordam com tal impulso. Bem, obviamente, tenho motivos sérios para desacreditar que isso seja humana possível e até para ir contra isso. Ir do zero à capa da Forbes, principalmente, para um jovem adulto é uma contingência. Nisso não cabe só muita dedicação.

Algumas vezes, o que está por trás de uma busca pelo serviço de coaching é uma angústia ou uma ansiedade pelo sucesso. Nesses casos, sempre, encaminho a pessoa para uma análise. Não há nada de anormal em sentir essas sensações, mas elas não têm lugar dentro do coaching. O lugar de tratar as questões do ser é no divã.

Se engana quem pensa que a psicanálise só se interessa pelo passado do sujeito. O desejo, as escolhas, as consequências destas e o prazer de viver e de trabalhar estão intimamente atreladas aos resultados de uma boa análise.

No coaching, há a necessidade de se atingir algo extremamente objetivo e pontual. Se não há um objetivo, não há coaching. Trata-se, aqui, de uma macro-estratégia, não de algo a ser resolvido na pessoa.

É uma linha muito tênue, mas possível de separar ambos os caminhos. Até porquê seria desastroso tentar trabalhar questões internas por meio do coaching. E isso, posso dizer, aprendi na prática!

Pode-se fazer os dois ao mesmo tempo? Particularmente, não vejo problema algum, desde que seja com profissionais diferentes.

Uma boa realização profissional — foco essencial dentro do coaching — , exige muita dedicação e trabalho, escolhas coerentes e uma estratégia muito bem elaborada. É isso o que o coaching promove, a partir de suas técnicas e ferramentas. E isso é muita coisa!

Por isso, é sempre bom ter muita clareza do que é que se busca.

Sucesso… bem, é algo muito singular.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s