Minha Linhagem de Reiki

No Oriente é dito que não é nem o aluno nem o professor que escolhem um ao outro. É o Universo.

— Nelson Matheus

A palavra Reiki originalmente significa “energia da alma”. Todavia, ao longo da nossa evolução como espécie ficamos cada vez mais centrados no nosso ego e, assim, perdemos a nossa ligação com o Divino. Numa sintonização de Reiki, corretamente realizada, ocorre o despertar do sono profundo da alma e o iniciado volta a ligar-se ao Universo. Uma vez conectado, cabe a ele permitir que o Reiki purifique o seu coração e a sua mente. O Reiki não se trata de curar uma dor de cabeça. Se fosse só isso, seria melhor tomar uma Aspirina! Reiki é sobre transformação, auto-realização e tornarmo-nos unos com o Universo. É isto que todas as pessoas têm em comum: todos aspiramos por unidade, amor e contentamento. E o Reiki permite isto.

Todas as antigas tradições possuem um elo e um respeito extremo ao que chamamos de linhagem. Ela se trata de uma ligação com a origem de um sistema, mestre e/ou energia. A linhagem representa a ancestralidade de uma determinada Tradição, o caminho percorrido por aqueles que antecederam o processo atual.

O Reiki surgiu no Japão através de uma experiência de total entrega do Usui Sensei, em que, ao encontro da morte, ele encontrou o Reiki. As instruções que ele obteve de seus mestres foi de que deveria transmitir esse ensinamento e energia por meio do processo de iniciação e linhagem.

usui_pupils
Usui Sensei e seus alunos, 1923

Infelizmente, no Ocidente, durante muitas décadas, professores e terapeutas praticantes de Reiki não deram a devida importância por saberem e divulgarem suas respectivas  linhagens.

Nos anos 90, houve uma grande abertura em relação à práticas energéticas no Brasil e nos Estados Unidos, e isso inclui a entrada do Reiki em nosso país. Muitos professores de Reiki não conheceram suas linhagens e nem sabiam ao certo quem iniciou seus professores e assim por diante. Claro que isto teve seu lado positivo porque divulgou o Reiki por todo o Ocidente. Mas, as consequências foram muitas e vemos seus resultados até os dias de hoje, com a criação de inúmeros “ReikiS” diferentes e tantas outras alterações, que representam a pouca maturidade no sistema. Reiki é extremamente simples. Contudo simples não é vazio. A profundidade do Reiki encontra-se escondida nessa simplicidade.

A Linhagem valida a iniciação e a seriedade do terapeuta Reiki, porque o apresenta dentro da Tradição e liga novamente à origem.

Provenho de 7 professores diferentes, mas lá na origem são as duas grandes expoentes do Reiki que representam a minha linhagem, a Mestra Reiki Chiyoko Yamagushi e a Mestra Reiki Hawayo Takata – ambas tiveram papéis muito importante no Reiki, tanto no Oriente quanto no Ocidente.

Hoje faço parte da 4ª geração vinda da sra. Chiyoko Sensei e das gerações 5ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª advindas da sra. Takata Sensei.

A linhagem é transmitida pelo processo que chamamos em japonês de “Reiju”. O Reiju é um método específico de sintonização que conecta o aluno à sua Origem, à linhagem e ao Reiki, incluindo todos que o antecederam neste caminho, e o próprio fundador deste método – Usui Sensei. Este processo ascende a Luz da Alma do novo praticante.

O equivalente sânscrito de “iniciação” é abhisheka, que significa “unção”, “o encontro das duas mentes”, a do mestre e a do aluno. A transmissão correta só ocorre quando o professor, chamado no Ocidente de mestre Reiki, sabe fazer tal ligação e identificar se a mesma ocorreu. E isso só ocorre presencialmente. No Oriente, não existem iniciações à distância.

Nunca houve tantos mestres Reiki formados e isso é uma benção no mundo, porque podemos a muitos beneficiar. Mas, devemos ser responsáveis pela honra de nossa ancestralidade, sempre lembrando de onde viemos, dos passos que nos antecederam, porque só assim saberemos para onde vamos. Este é o verdadeiro significado de linhagem.

Nelson Matheus - Linhagem Reiki

Sou imensamente grato aos meus professores, pessoas especiais que me fizeram chegar a uma compreensão mais abrangente sobre essa experiência e energia intitulada Reiki. Obrigado, de coração, por terem preparado o caminho para mim e me ajudado neste despertar!